Informe-se
Depressão

Perguntas e Respostas


1-) O QUE É MACONHA?
É o nome dado á planta Cannabis Sativa, que contém mais de 400 substâncias químicas. Uma delas é o THC (tetrahidrocanabinol), principal responsável pelos efeitos da maconha.

2-) O QUE ACONTECE SE USO DA DROGA FOR CONTÍNIUO?
No homem, ocorre diminuição do hormônio testosterona, responsável pela fabricação dos espermatozóides. Na mulher, há alterações hormonias chegando até a inibição da ovulação. O uso contínuo também pode afetar os pulmões e causar problemas respiratórios como bronquite.

3-) QUAIS SÃO OS EFEITOS PSICOLÓGICOS?
Depende da qualidade da maconha e da sensibilidade de cada um. Algumas Pessoas têm sensação de relaxamento e muita vontade de rir. Outras podem ter angústias e medo de perder o controle mental. A percepção do tempo e do espaço fica prejudicada.

4-) MACONHA CAUSA DEPENDÊNCIA?
Existe uma distinção entre o uso ocasional e o abuso da maconha. Em geral, o usuário acredita que pode parar de fumar quando quiser. No entanto, as primeiras manifesta-
ções de dependência ocorrem quando a pessoa se torna irritada e ansiosa se ficar dois ou três dias sem essa droga. Esses sintomas fazem parte do quadro de abstinência.

5-) É VERDADE QUE QUANDO MAIS SE FUMA, MAIS SE QUER FUMAR?
O uso contínuo da maconha pode levar ao fenômeno de tolerância. Por exemplo: se antes a pessoa ficava legal com um baseado, agora ela precisa fumar mais para ter a mesma sensação.

6-) MACONHA É PORTA DE ENTRADA PARA OUTRAS DROGAS?
Para algumas pessoas, sim. Principalmente para os adolescentes. Quanto mais precocemente se usa maconha, mais cedo eles têm acesso e experimentam outras drogas, como a cocaína; por exemplo.

7-) O QUE É BARATO?
É a sensação dos efeitos psíquicos produzidos pela ação da maconha no cérebro, que variam de pessoa para pessoa e de acordo com a quantidade de THC. Em alguns casos
em vez do barato o usuário pode ter sensações
desagradáveis o que se chama de má viagem.


8-) POR QUANTO A MACONHA PERMANECE NO CORPO?
A substância THC é absorvida pelos tecidos gordurosos de vários órgãos do corpo, geralmente, são encontrados restos de THC no organismo nas análises toxicológicas de urina até vários dias depois da pessoa ter fumando.

9-) A MACONHA PREJUDICA O FETO?
Bebês de mães que usam a droga nascem com baixo peso, baixa estatura e por isso têm A sofrer problemas de saúde.

10-) QUEM QUER PARAR O QUE DEVE FAZER?
Até o momento não existem medicamentos para tratar da dependência da maconha mas há programa de tratamento especializado de aconselhamento, orientação psicoterapias individual. A decisão de internar o dependente de maconha deve ser do especialista. Mas isso é raro.

A PREFERIDA MAIS BARATA DO QUE UMA CERVEJA E VENDIDA EM QUALQUER ESQUINA, ESCOLA, CLUBE, CONDOMÍNIO, A MACONHA É A DROGA ILÍCITA MAIS CONSUMIDA NO PAÍS.